sexta-feira, 8 de março de 2013

Bertioga atrai semanalmente centenas de pescadores


O mar aberto e uma barra na qual é possível sair com qualquer mar, além da abundância de peixes das espécies corvina, peixe-espada, pescada bicuda, guaiuvira, dourado, prejereba e cação são atrativos que fazem com que centenas de pescadores esportivos cheguem todos os finais de semana em Bertioga.

São cerca de 800 por final de semana, e um levantamento da Diretoria de Operações Ambientais – DOA revela que cada grupo de 10 pescadores leva para casa de 30 a 40 quilos de peixes.

A diversão dos pescadores é também importante para a Cidade
Segundo a DOA, esses grupos movimentam o comércio local, além de fomentar a prestação de serviços de barcos de pesca. “Eles chegam cedo, tomam café nas padarias e alguns até se hospedam em pousadas. É um importante ciclo econômico para a Cidade”, destaca o diretor.

Mas para a prática da pesca esportiva a licença é necessária
O pescador deve estar ciente da legislação que regulamenta a pesca amadora no Estado de São Paulo, sobretudo com relação aos apetrechos utilizados e as áreas delimitadas para a pesca.

O diretor de Operações Ambientais ressalta que “Toda pesca está sujeita à fiscalização federal, estadual e municipal. Por isso, é necessário emitir uma licença de pesca esportiva”. Adverte ainda que é muito importante que esses pescadores estejam regularizados. É necessário pagar uma taxa anual, que varia de acordo com a categoria, e a licença pode ser expedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo no site www.ambiente.com.br.  “O objetivo é regulamentar a prática e fazer um cadastro dos pescadores em atividade”.

Orientações e informações poderão ser obtidas na DOA
A Diretoria de Operações Ambientais da Prefeitura de Bertioga está disponível para mais informações pelo telefone 3317.7073.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Marcos Pertinhes – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário