sexta-feira, 29 de março de 2013

Prefeito Orlandini é eleito presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista


Em eleição realizada na última terça-feira, dia 26, nas dependências da Câmara de Vereadores do município de Cubatão, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).

De acordo com o deliberado pelo CBH-BS, o plenário decidiu, em votação, que o cargo de presidente seria ocupado por um representante do segmento dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS); o de Vice-Presidente, por um representante do segmento da sociedade civil; e o de Secretário Executivo, por um representante do Estado. Cada segmento, em separado, indicou o seu representante, tendo sido reconduzidos ao cargo de Vice-Presidente, Celso Garagnani, do Ciesp/Cubatão, representando a sociedade civil; e de Secretário Executivo, Maria Wanda Iorio, representante do Governo do Estado.

A nova diretoria será empossada no dia 1º de abril, para um mandato de dois anos, até 31 de março de 2015.

Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro
Com o apoio e colaboração dos demais membros da nova diretoria do Comitê, o novo presidente diz que conhecendo as necessidades dos demais municípios da região será muito mais fácil conseguir que todas as cidades recebam recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro, para desenvolver seus projetos. 

Durante encontro Regional realizado em Bertioga, pela Coordenadoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, no último dia 19, o secretário Estadual de Recursos Hídricos, Edson Giriboni informou, que o Fundo conta com recursos em torno de R$ 250 milhões e é preciso acelerar os processos para obtenção dessas verbas. “Em maio, os recursos começam a ser distribuídos, agora é hora dos prefeitos apresentarem os projetos”, alertou na ocasião o secretário estadual.

Os recursos do Fehidro podem ser utilizados para elaboração de estudos, projetos e execução de obras que envolvam saneamento básico (redes de água e esgoto), lixo e drenagem. Como exemplo, o prefeito citou o Projeto Barco Escola, que foi implantado em Bertioga com recursos do Fehidro, e que é utilizado como importante reforço pedagógico para alunos e professores da rede pública e particular de ensino, proporcionando aulas interativas pelo canal de Bertioga e pelo Rio Itapanhaú. “Todas essas ações mostram que estamos preparados para contribuir para o crescimento e aprimoramento de nossa região”, afirma.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Foto: Dirceu Mathias – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário