quinta-feira, 16 de maio de 2013

DESFILE CÍVICO-MILITAR – O ponto alto da comemoração do aniversário de emancipação da Cidade


“Educando a criança... Preparando o futuro” é o tema deste ano
O desfile cívico-militar que será realizado a partir das 9h deste domingo, dia 19, em comemoração aos 22 anos de emancipação político-administrativa de Bertioga, com a participação de cerca de 600 alunos das escolas municipais, terá como tema “Educando a criança... Preparando o futuro”. 

Equipe de professores da rede municipal prepara as alegorias
Uma equipe composta por onze professores de arte da rede municipal, coordenada pelo também professor de arte, Jacob Aarão Alves, vem trabalhando intensamente para idealizar e executar as alegorias que serão utilizadas pelos alunos no desfile.

O destaque, segundo o tema, será para projetos desenvolvidos nas escolas por meio de diversas empresas e entidades parceiras como Sesc, Sistema Costa Norte de Comunicação, Sobloco Construtora (Programa Clorofila), Sabesp, Elektro e Polícia Militar (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd), como também para as atividades desenvolvidas pelo Município, que visam a educação e a cidadania, como o sistema apostilado, arte na escola, educação física, Ecocaiaque, Barco Escola, combate à dengue e incentivo ao turismo. 

Os alunos desfilarão com alegorias que farão alusão aos temas
A arte na escola será representada por paletas coloridas, pincéis, boinas e aventais de artista, e também por espantalhos e pipas, elementos principais da pintura de Portinari. Outras artes, como música, dança e teatro, com os personagens Romeu e Julieta, criados por Shakespeare, e as máscaras que representam comédia e tragédia estarão presentes no desfile.

A disciplina de Educação Física contará com alunos uniformizados, e as meninas trarão fitas de ginástica, bambolês e bolas, desenvolvendo performances. As aulas de xadrez do professor Danilo Pastoriza, que criou um sistema inovador no ensino do jogo, serão representadas com tabuleiros e peças gigantes.

Sobre o Ecocaiaque, projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Cidadania, por meio da Diretoria de Inclusão e Acessibilidade, que possibilita às crianças da rede municipal de ensino o conhecimento sobre princípios náuticos, flutuação, remo, mar, ecologia, costão rochoso e, ainda, a importância e o exemplo de manter a praia limpa, uma réplica do equipamento irá “navegar” pela avenida.


Outra réplica que “navegará” pela avenida será a do “Barco Escola Arca do Saber”, que está sendo construída com a adaptação de uma maca de hospital inutilizada, reproduzindo as principais características da embarcação.

O combate à dengue também será enfocado, com a reprodução do caminhão de nebulização, conhecido como fumacê, e por fantasias do próprio mosquito transmissor da doença.

O turismo no Município será representado por máquinas fotográficas, camisas coloridas e óculos escuros, costumeiramente utilizados pelos turistas, bem como por reproduções em miniatura de pontos de visitação como a orla da praia da Enseada, com suas peças de símbolos marinhos, e do Forte São João.
As alegoria estão sendo feitas com material reciclável

Para a construção das alegorias, a Cooperativa Sucata União de Bertioga – Coopersubert, disponibilizou grande quantidade de material reciclável, que, conforme explica o coordenador, Jacob Aarão Alves,  “Depois de utilizado, esse material será devolvido para a Cooperativa”. 

Programação da cerimônia
O início será às 8h
A cerimônia cívica terá início às 8h, na Praça dos Emancipadores, com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga.

O desfile começa às 9h
Às 9h, na Av. 19 de Maio, na entrada da Cidade, começará o desfile com a participação de escolas, associações, clubes de servir e agremiações militares.


Está prevista a participação de mais de 1.500 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino; 220 representantes de corporações militares (Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Salvamar) além da Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e de associações beneficentes e de servir, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bertioga – APAE, do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro – Campb; Associação Canídeos Moto Clube; Grupo Vivência (3ª Idade) e Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini, entre outras entidades.

O desfile será aberto por um grupo de emancipadores, seguido pelas escolas, instituições e militares, incluindo a Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Ambiental e Defesa Civil, que encerrarão o desfile com as viaturas oficiais das respectivas corporações. 

Salva de tiros de canhão e show pirotécnico
Às 20h, haverá salva de tiros de canhão, no Forte São João, quando serão disparados 22 tiros, alusivos aos 22 anos de emancipação político-administrativa de Bertioga. Em seguida, haverá um show pirotécnico, e a Cidade será saldada com a queima de fogos.

Fonte: Prefeitura do Município de Bertioga
Fotos: Marcos Pertinhes e Renata de Brito – Galeria da PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário